We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

EP - Fata Morgana - 2015

by SIGNO 13

/
1.
Tempo rival 04:03
TEMPO RIVAL Pensativo ante os números, se deu conta que nem tudo se pode calcular, na multidão não são os únicos, que mesmo equivocados teimam em continuar. Tão certo quanto o novo erro, justificando enganos que ainda não cometeram, tão certo como o acaso, o tempo tem a arma e você está de joelhos. A descrição do horóscopo no mês passado continua fazendo sentido até hoje, A previsão do tempo pra amanhã é igual a do dia anterior.
2.
Valentina 03:58
VALENTINA Até agora não acredito no que você deixou escrito no espelho do banheiro, janelas quebradas, peças intimas espalhadas nosso museu da noite anterior. Em cada canto um resquício doente de sua (saudável ausência) Mas, nas marcas em nossos corpos (continuamos presentes) Cenas vermelhas de um crime impune, o pecado veste cetim, Descemos... Descemos.... cada vez mais reféns por espontânea vontade. Tenho uma bala em meu revolver Mas o que eu quero é ganhar o seu coração (é ganhar o seu amor)
3.
Setembro 04:18
SETEMBRO Na porta de casa as folhas se reúnem, o vento frio da madrugada muda cor do jardim, sinto falta dos pássaros e sob as árvores nuas sonhamos tentando não incomodar os que moram no céu Os dias se passam em preto e branco e de manhã na neblina todos ainda são sombras, todos ainda são sombras. Por sorte tocou aquela música no rádio pudemos dançar outra vez , pudemos dançar outra vez... Na verdade eu fui, mas, queria ter ficado Reflito na claridade do meu chão de estrelas, Raios pálidos me tocam, alguém rompe o mar Enquanto sinto saudades da minha terra.
4.
Raphael 05:00
RAPHAEL Qualquer dia, queria lhe dizer, tenho pensado em você, crescemos sob esses prédios, tentando enxergar o céu, compartilhamos nossos erros e não achamos soluções. De repente, já não sentíamos, necessidade de fugir, Encaramos nossos medos, decidimos conseguir, envelhecemos tão depressa, não percebemos a mudança. Nos falamos cada vez menos, num compasso que mal entendemos, Abraços e risos interrompidos, em nossas casas escondidos.
5.
NUVENS VERMELHAS As caixas postais estão vazias e as ampulhetas aceleram, Sobra distração, falta educação. A construção veloz de nossos precipícios, Bebendo pra dormir e acordando pra beber! Não tentam escapar, A fuga dá no mesmo lugar (2x) Os telefones ficaram mudos e os remédios acabaram ... delírio na madrugada , Suor no lençol. o ser catatônico que apostou e perdeu tudo olhando sem piscar a tv fora fora ar.
6.
7.
8.
Belvedere 02:36
Belvedere O que mantém o bater das asas dos homens que moram no céu? além da íris sem fugir dos olhos, segredam o desejo de pecarem também A gota que bate e perfura, mira somente o coração Na vertigem cair é preciso será que alguém lhe daria a mão Todos nós sabemos desenhar até aprender a escrever quando crianças, sonhamos gigante a inocência nos fez crescer

about

FATA MORGANA (2015)
por Romário Carvalho

Fata Morgana é o terceiro EP lançado pela banda Signo XIII, completando uma trilogia iniciada no ano de 2012 quando foi lançado El Verdugo y La Vendetta. No ano de 2013 a Signo XIII lançara Espectros de Ferro, tendo sua tracklist na trilha sonora do filme Cidadão Brazza. O fato é que em três anos seguidos a Signo XIII lançou EP’s com firmeza e dedicação, disponibilizando gravações de músicas com temáticas um tanto emblemáticas e alcançando um senso apurado para suas melodias e linhas instrumentais hipnóticas.
O EP Fata Morgana, lançado em 2015, tende a personificar ainda mais o estilo da Signo XIII, ainda mais tratando do instrumental gravado. Além da guitarra, baixo e bateria, a banda usufruiu de violões, coros, caixinhas de fósforo, xilofone, teclado de criança e quexada. Com todos esses recursos utilizados pode-se afirmar que os rapazes dedicaram-se o suficiente para serem reconhecidos pelo trabalho recém-lançado. Pela primeira vez nota-se a gravação feita por um power trio, já que os anteriores foram gravados pelo vocalista e guitarrista Felipe Rodriguéz. Dessa vez, Douglas Almeida se aventurou nos vocais e na guitarra na versão da faixa Disorder, música de Joy Division que mantém sua relevância por ser um dos belos singles paridos pelo rock. Marcelo Melo gravou e arranjou a bateria em todas as faixas do EP, colocando simplicidade e personalidade de maneira a engrossar o caldo e dando novo pique para a banda.
A track list de Fata Morgana é iniciada com Tempo Rival, música com tempo em quatro por quatro com dinâmica e melodias, aspecto forte da Signo XIII que ousou ao incrementar riffs e batidas mosh’s ao final da faixa. Sua letra remete a influência do tempo exercida sobre o/a homem/mulher, e como o cotidiano pode ser rotineiro. A brasilidade da banda é introduzida na música Valentina, letra que conta a história do que aconteceu com um suposto casal na noite anterior. Dessa forma, nos versos “Peças íntimas espalhadas” e “Nas marcas em nossos corpos” e nos seguintes percebe-se um erotismo embutido que se faz presente no decorrer da canção.
A faixa seguinte, Setembro, mantém a temática do tempo que “muda a cor do jardim” e dos “dias que são preto e branco”. É como se houvesse uma fuga para o campo e a solidão urbana se faz mais forte nessa canção, aspectos presentes também no Arcadismo. Raphael foi composta em homenagem a um amigo falecido, carregada de sentimentos e melodias que pontuam a favor do espanto em grau de inspiração que seu autor propôs. Iniciada em graves e armada com riff’s em terças seguidas de dedilhados, a canção conduz a uma sensibilidade emergente para além do entretenimento.
Os rapazes da Signo XIII desenvolveram maturidade e musicalidade nas canções de Fata Morgana, mas não é por isso que deixaram de fazer músicas em três acordes, prova disso é a faixa Nuvens Vermelhas. Tendo como elementos fundamentais a simplicidade de arranjos combinada ao infalível rock’n’roll, desgarrada do mundo urbano e acometido do “bebendo para dormir e acordando para beber”. Outra que tem o mesmo seguimento é Dente de Ouro, pois se trata de um surf music, influência marcante na Signo XIII presente nos três EP’s já lançados, estando na mesma prateleira de Vendetta e Brazza nos trabalhos anteriores, Fabrício paçoca guitarrista da banda Os Gatunos (banda de surf music que tem em sua formação Felipe e Marcelo da Signo 13). Belvedere é uma daquelas músicas em que a gente fica tentando imaginar o que vai acontecer e como isso vai ocorrer. Iniciada com efeitos hipnóticos seguida de tambores para se dançar a vida com magia e viver os ritmos. Trata da infância e os desenhos feitos nessa fase até o esquecimento de uma habilidade com os desenhos. A Signo XIII também gravou outro clássico dos anos 1980, Tainted Love de Gloria Jones, foi colocada como faixa escondida. Teve sua versão bem idealizada e bem cantada por Felipe e participa no teclado Dennis 80´s fundador do das bandas paulistas Segundo inverno e Days are nights.
Fata Morgana não se trata de um EP fabricado pela famigerada indústria fonográfica, e sim da finalização de uma trilogia embasada em um plano elaborado e “tematizado” de acordo com os dias atuais. Nesse sentido, nota-se que a Signo XIII segue para uma linha sonora excelente e simples, agregando valor histórico e agregando mais musicalidade à cena underground na qual participa. A capa e contra capa foi desenhada por Zakuro Ayoama que por sinal remete as ideias que também se faz presente nas letras das canções. Fata Morgana é lançado pelos selos Two Beers Or Not Two Beers Records, de Goiânia, e Lo Fi Noize Records que também lançou o split Suíno Homo Sapiens. O EP segue o seu próprio ritmo, a banda o conduz com energia e a totalidade é cultivada, assim, o efeito de fata morgana é mais deslumbrante.
Me despeço com os versos de Nuvens Vermelhas que diz “bebendo para dormir e acordando para beber”. Esse alcoolismo presente em nossas vidas também é decorrente das angustias urbanas tratadas no EP. Desejo para a Signo XIII tudo o que for de bom para sua edificação como banda e paralelamente fico honrado de tê-los como pessoas próximas. Ouvi o EP atribuindo as imagens da banda executando-o ao vivo e confesso ser fã deles. Mantenham o rumo avante, e continuem contribuindo para a efervescência cultural do underground e sua mutação constante.

credits

released January 5, 2015

Felipe Rodrigues: Guitarra
Marcelo Melo: Bateria
Douglas Almeida: Baixo

EP - Fata Morgana
Gravado nos estúdios Nucleo base e Salinha records
entre a copa do mundo e as eleições em 2014

Letras por Felipe Rodrigues, Música Signo 13 exceto as
faixas Disorder (Joy Division) e Tainted Love (Ed cobb)

TWO BEERS OR NOT TWO BEERS
pt-br.facebook.com/tbontbrec

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Distrito Federal / Brasil

license

all rights reserved

tags

about

SIGNO 13 DF, Brazil

Signo 13
Post Punk / Gothic Rock

Desde / Since 2012

Toda discografia disponível no bandcamp /
All discography here

linktr.ee/signo13

contact / help

Contact SIGNO 13

Streaming and
Download help

Report this album or account

If you like SIGNO 13, you may also like: